Entidade sem fins lucrativos, fundada em 1962 por um grupo de Vicentinos preocupados com idosos em situação de risco social e abandono.
Um grupo de pessoas comandadas pelo saudoso José Servidoni , preocupados com idosos em situação de risco social e abandono, se uniram e se organizaram , vindo a fundar a instituição em 08/02/1962 ligada a Sociedade São Vicente de Paulo , tendo a denominação de ‘OBRA UNIDA A SOCIEDADE SÃO VICENTE DE PAULO – LAR DOS POBRES E DISPENSA VICENTINA DE RINCÃO” , fizeram parte deste grupo, o qual consta na Ata de Fundação, os Senhores : Florencio De Fendi; Gabriel Pinto Meirelles; João Marcandalli; Gerson Servidoni; Walbert Firmino Prado; Antonio Pinto; Julio Alves da Silva; Geraldo Marcandalli; Geraldo Saroni; José Carlos Marcandalli; Orlando Paulo Rodrigues; João Carlos Spreafico; Luis Servidoni e Sebastião Lopes. Notada a grandeza da causa e a idoneidade dos organizadores, a população aderiu ao projeto colaborando com seu valioso apoio.
Ao pequeno grupo fundador do Lar, mais e mais pessoas se agregaram, criando uma verdadeira rede de solidariedade nos últimos cinqüenta e seis anos. Com isso, o pequeno abrigo ganhou novas instalações e se tornou um espaço bem estruturado para dar vida digna e cada vez mais confortável a mais moradores. É uma referência de trabalho social nas cidades da região , um local agradável e aconchegante .
A diretoria do Lar Vicentino é composta por voluntários que, segundo a filosofia vicentina e cristã, trabalha na assistência com caridade, amor , determinação, respeito e seriedade, preservando a dignidade do indivíduo.